Google se junta à iniciativa para alavancar o IPv6

Várias empresas de tecnologia se uniram para colocar no ar a versão mais recente do protocolo de IP. Como muitos já sabem, os endereços de IPv4 estão caminhando para a extinção muito em breve, e o Google foi a mais recente companhia a anunciar que vai lançar seus sites no IPv6.
Nessa semana, a empresa avisou que está adentrando na Internet Society, a sociedade para internet, que vem promovendo iniciativas relacionadas ao IPv6. Em 6 de junho desse ano, acontece o World IPv6 Day, ou Dia Mundial do IPv6, no qual essas companhias colocarão seus serviços à disposição dos usuários também por meio do IPv6, em adição ao atual IPv4.
Google (Foto: Divulgação)Google (Foto: Divulgação)
Anteriormente, em 2011, o Google tinha participado de outro World IPv6 Day, porém de forma provisória. Assim como outras companhias, o Google utilizou a data para testar se tudo funciona corretamente com o futuro do IP. Testes feitos, agora chegou a vez de implementar de vez o recurso.
Esse é apenas o primeiro passo para que os internautas do mundo inteiro tenham acesso à internet por meio do IPv6. A tecnologia demanda placas de rede compatíveis, bem como toda a estrutura da rede. Os sites terão que ativar seus endereços na “nova” internet para que tudo transcorra sem problemas, o que pode demorar ou nem acontecer para páginas mais antigas que não contam com manutenção. Entre os serviços do Google operantes no IPv6 a partir de 6 de junho estão a busca, o YouTube e o Gmail, apenas para citar alguns.
O gigante da internet até criou uma página para que o internauta verifique se sua conexão é compatível com o IPv6. Aos interessados basta clicar aqui, mas fica o spoiler: muito provavelmente sua conexão não é compatível com a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário