Como combater o spam




O correio eletrônico é um dos mais populares usos da Internet. Até mesmo quem não tem acesso à rede em casa ou no trabalho pode ter uma caixa postal eletrônica e gratuita. O lado ruim dessa facilidade são as toneladas de e-mails indesejados que chegam diariamente. Os chamados spams são uma espécie de praga na Internet. Andam disfarçados de correntes de solidariedade, de denúncias ou de convites para visitação a um site novo e são enviados por pessoas e empresas que você nem ao menos conhece. Com freqüência, este tipo de e-mail supera o de mensagens que lhe interessam.
O spam não é inconveniente apenas para o usuário final, que leva mais tempo para baixar sua correspondência e aumenta a sua conta de conexão. Também causa problemas para empresas, que precisam investir em ferramentas de proteção aos seus sistemas, e para os provedores, que têm parte do tráfego engolido por este tipo de correspondência. Por sorte, há muitas maneiras de se evitar o
recebimento desse tipo de material. Com alguns truques, programas e ferramentas, o lixo eletrônico não vai nem ao menos chegar perto da sua caixa postal. A defesa mais comum é utilizar os filtros do Outlook ou do Netscape. Se isso não adiantar, é só apelar para os softwares que filtram o material ainda no servidor e que podem ser obtidos na rede gratuitamente.

Como configurar o Outlook e o Navigator:» Abra o Outlook, abra a Caixa de Entrada e escolha a opção Ferramentas. Clique sobre Regras para Mensagem e, depois, Lista de remetentes bloqueados.
» Na caixa de diálogo que vai se abrir, escolha a opção Adicionar... Uma nova caixa de diálogo vai se abrir para que você digite o endereço que deseja bloquear.
» No Navigator, vá até Edit, escolha Message Filter e a opção News... Escreva na caixa de diálogo os conteúdos bloqueados.

A maneira mais fácil de você se livrar dos e-mails indesejados é mandá-los para o lixo antes que cheguem a sua caixa postal. Para isso, existem dúzias de programas-filtros, que identificam e destróem as mensagens automaticamente. Todos os programas, ou pelo menos a grande maioria, permite que você estabeleça as regras que serão aplicadas para identificar os e-mail indesejados. O usuário informa ao programa quais os assuntos que não interessam e os remetentes que não são bem-vindos. Usando estes critérios, os filtros vasculham o cabeçalho das mensagens e mandam o que não lhe interessa para o lixo.


Clique aqui e faça download de
programas para combater o spam

O usuário também pode estabelecer algumas rotinas de proteção do seu e-mail para evitar o recebimento de spams. A primeira delas é nunca responder a um spam. A resposta só serve para confirmar ao remetente que o seu endereço está ativo. Outra boa técnica é nunca preencher formulários pela rede. Não esqueça que as listas com endereços de e-mail, a exemplo do que ocorre com as endereços normais, valem um bom dinheiro e, com freqüência, são vendidas para empresas de marketing. Outro bom truque é ter dois endereços de e-mail. Um será usado sempre que preencher formulários na rede. O outro, o sério, será dado a amigos e parentes.

Saiba mais
O que é
 • O termo é aplicado a mensagens eletrônicas distribuídas em grande quantidade para anunciar produtos, sites ou correntes do tipo "ganhe dinheiro fácil". A pessoa responsável pelo envio das mensagens é chamada de spammer. No Brasil, não há leis que proibam os spams. Nos Estados Unidos, a prática é ilegal e o distribuidor pode ser punido com multa e processo judicial. Um caso famoso foi da CyberPromotions, que distribuiu 1,8 milhão de spams para usuários da America Online até que o caso foi parar na Justiça.
Denuncie os spammers
 • Resista à tentação de mandar um e-mail para o spammer, pedindo para parar de receber as mensagens indesejadas. Isto significa que você recebeu o spam, e vai encorajar o chato a continuar mandando mensagens indesejadas.
 • O site www.antispam.org.br é um bom local para se aprender um pouco mais sobre o assunto e denunciar o pessoal que anda enviando e-mails não solicitados.
Os números do correio eletrônico
 • O número de caixas postais na Internet chegará a 1 bilhão no ano que vem.
 • Em 1999 havia 569 milhões de endereços eletrônicos, um crescimento de 83,5% em relação ao ano anterior.
 • Em 1984, os Estados Unidos respondiam por 90% dos endereços eletrônicos do mundo.
 • Em 1995, já concentravam apenas 65%, devido ao crescimento da Internet no Terceiro Mundo.
 • Spams custam US$ 1 milhão ao ano em perda de produtividade e, em 1999 foram o maior responsável pelo roubo de horas de serviço.
O conteúdo do spam (fonte: www.chooseyourmail.com)
 • Material pornográfico 30,9%
 • Correntes de dinheiro 29,6%
 • Saúde e charlatanismo 9,9%
 • Oferta de produtos 23,5%
Para evitar o lixo
 • Nunca responda aos spams
 • Evite preencher formulários na rede n Tenha dois endereços, um para os chatos outro para os amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário